Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divulgação de eventos > II Colóquio Luso-Brasileiro de Paleografia
Início do conteúdo da página

II Colóquio Luso-Brasileiro de Paleografia

Acessos: 134

A primeira edição do Colóquio foi realizada em maio de 2017 no auditório do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, tendo como palestrantes os professores brasileiros João Eurípedes Franklin Leal (UNIRIO / IHGB) e Marcelo Nogueira de Siqueira (Arquivo Nacional / UNIRIO) e a professora portuguesa Maria José Azevedo Santos (Universidade de Coimbra). O evento foi realizado pela Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do Conselho Nacional de Arquivos, pelo Núcleo de Paleografia e Diplomática da UNIRIO e contou com o apoio do Arquivo Nacional do Brasil. Na ocasião, a professora Maria José Azevedo Santos foi homenageada com o título de Professora Honorária do Núcleo de Paleografia e Diplomática da UNIRIO e ingressou como Membro Correspondente na Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do CONARQ.

Esta segunda edição confirma a intenção de transformar o Colóquio Luso-Brasileiro de Paleografia em um evento anual, tendo sua sede intercalada entre Brasil e Portugal. A edição deste ano terá a participação de alguns dos maiores paleógrafos brasileiros e portugueses da atualidade e contará ainda, como convidados especiais, de professores espanhóis dedicados à paleografia.

O Arquivo Nacional e o Conselho Nacional de Arquivos são instituições apoiadoras do evento.

Três servidores do Arquivo Nacional, os arquivistas Marcelo Nogueira de Siqueira, Paola Rodrigues Bittencourt e Thiago de Oliveira Vieira vão participar como palestrantes e o Professor João Eurípedes Franklin Leal, presidente da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do CONARQ será o conferencista principal e o homenageado do evento.

Acesse o site do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página