Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divulgação de eventos > IX Seminário Internacional de Saberes Arquivísticos
Início do conteúdo da página

IX Seminário Internacional de Saberes Arquivísticos

Acessos: 135

APRESENTAÇÃO:

O Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA) realiza-se, anualmente, desde 2007, na Paraíba, Brasil, e reúne um reputado número de especialistas de diversas Universidades Brasileiras para debaterem o desenvolvimento da Arquivologia.

Este projeto, de natureza interdisciplinar, surgiu no âmbito do curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e tem desenvolvido diversas atividades no domínio do ensino, pesquisa e extensão académica que conduziram à publicação de diversos manuais de apoio a várias disciplinas e fortaleceram a investigação em Arquivologia.

De abrangência regional, e tendo como pressupostos a literacia informacional e o “letramento” dos discentes do curso de Arquivologia da UEPB, todas as edições foram realizadas em João Pessoa/PB, sempre com a participação de professores e profissionais da área de Arquivologia e afins.

Inicialmente, o projeto contava apenas com a colaboração Científica de diversas Universidades Brasileiras, como a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Estadual Paulista, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal de Brasília.

A partir de 2012, transformou-se num projeto internacional, de natureza luso-brasileira, passando a incluir como parceiras a Universidade de Coimbra(UC), a Universidade do Porto(UP), a Universidade de Aveiro(UA) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Desde o lançamento do 1º volume da sua coleção Arquivologia, no ano 2013 (1º trimestre, no Brasil, e em 31 de Outubro, em Portugal, no âmbito de um Workshop de Arquivística que teve lugar no AUC) a UC passou a estar representada na Comissão Científica e no corpo editorial da coletânea de textos publicada pelo projeto, constituída por 2 volumes, um que contempla os trabalhos de alunos e outro o dos membros da Comissão Científica.

A partir de 2014, o projeto ganhou uma forma multidisciplinar, atuando como um elemento importante para a pesquisa e o ensino em Arquivologia e Ciência da Informação.

Ao longo das 8 edições realizadas, e em cooperação académica com instituições portuguesas e brasileiras, o projeto SESA conduziu à realização de diversas conferências, palestras, minicursos e oficinas, as quais tiveram um impacto direto para os docentes e discentes do curso de Arquivologia da UEPB, nomeadamente ao nível da iniciação dos alunos na área científica da Arquivologia.

A partir da sua VIII edição, que teve lugar entre os dias 14 a 18 de Agosto de 2017, no Campus I da UFPB, em João Pessoa, PB, Nordeste do Brasil, o SESA ganhou uma particular expressão, passando a ser desenvolvido conjuntamente por duas universidades da única cidade do Brasil em que são oferecidos dois cursos de Arquivologia em instituições públicas, e uma dimensão internacional, começando a contar com a representação de especialistas de todas as universidades portuguesas parceiras.

No final do evento, e no âmbito das comemorações dos “10 anos do SESA”, foi atribuído pela primeira vez o “Prémio José Maria Jardim” criado com o objetivo de incentivar as produções científicas de alunos e professores  e contribuir de forma significativa para a área de Comunicação e Informação.

Foi igualmente anunciado que este evento científico passaria a ter lugar a cada dois anos em Universidades Luso-Brasileiras, ficando decidido que a próxima edição do SESA seria em Coimbra, em 2019, e, em 2021, na Universidade Porto, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto.

Pela primeira vez fora do Brasil, Portugal – através da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) – irá acolher, o IX SESA, e tal como já ocorreu na edição passada, vai reunir especialistas luso-brasileiros em Arquivologia e Ciência da Informação.

Sob o tema Arquivo(s) e Identidade(s), a 1ª edição em Portugal pretende tornar-se uma referência não apenas em termos luso-brasileiros mas também em toda a rede coberta pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Com o objetivo primordial de promover o diálogo entre especialistas de vários países em Saberes Arquivísticos, a sua IX edição pretende também alargar o debate a outros agentes e problemáticas e discutir o contributo dos Arquivos para a constituição da memória coletiva dos países da Lusofonia e para a sua afirmação como agentes culturais determinantes para a criação da identidade e para a modernização administrativa e desenvolvimento dos diversos países de língua oficial portuguesa.

O seminário incluirá conferências, mesas-redondas, workshops e comunicações subordinadas aos seguintes Eixos Temáticos:

  1. ARQUIVO(S) E MEMÓRIA(S)
  2. EPISTEMOLOGIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
  3. GESTÃO DE ARQUIVOS
  4. ARQUIVOS DIGITAIS
  5. COMUNICAÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO
  6.  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM ARQUIVOS

 

CHAMADA DE TRABALHOS: Regras e instruções para autores

 

Poderão ser apresentados:

  • Artigos (de 10 a 12 doze páginas, incluindo referências bibliográficas);
  • Pósteres (até 3 páginas, incluindo referências bibliográficas).

 

 

  • Submissão de resumos para comunicações orais e em póster
    • Os textos deverão ser em Inglês, Espanhol ou Português.
    • Formato: ficheiro Word – extensão .doc ou docx, fonte Arial, tamanho 11.
    • No Resumo deve constar:
      •  Título
      • Autor(es)
      • Filiação institucional
      • Email do autor que irá apresentar o trabalho
      • 3 a 5 referências bibliográficas
      • Palavras-chave: até 5
      • Indicação da linha temática e de preferência oral ou póster
    • Os resumos (até 250 palavras) deverão ser enviados para secretariado.SESA2019@gmail.com
  • Submissão de artigos
    • Os textos devem conter:
      • Resumo/abstract, em Português e Inglês, com um máximo de 500 caracteres;
      • 3 a 5 palavras-chave nos dois idiomas referidos;
      • Título do artigo centrado, em tamanho 14, a negrito e, dois parágrafos abaixo, a sua versão em inglês mantendo o mesmo estilo;
      • Identificação do autor (nome, email e filiação institucional) após o título do texto, em tamanho 12;
      • Letra Arial, corpo 11, a espaço e meio de entrelinha, com parágrafos 1,25;
      • Lista de referências bibliográficas no final, que deverá incluir, por ordem alfabética, as obras explicitamente referidas no texto ou em notas. Estilo de referenciação – APA (American Psychological Association).
    • O(s) autor(es) devem enviar, em documento anexo ao artigo, breve nota bio/bibliográfica e indicação do ORCID (sempre que aplicável).

 

 Datas importantes

  • O período de submissões dos resumos vai de 9 de novembro a 30 de dezembro de 2018.
  • Os autores serão notificados da aceitação ou não dos seus trabalhos até 18 de janeiro de 2019.
  • Os textos finais terão de ser entregues até ao dia 28 de fevereiro de 2019.

Após a aceitação das propostas a inscrição deverá ser realizada na Loja Virtual UC.PT. Depois de concluir a inscrição e efetivar o pagamento deve enviar um email com o seu nome e data de inscrição para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os trabalhos aprovados serão publicados nas atas do evento. Para tal, pelo menos um dos autores deverá inscrever-se no seminário e realizar uma apresentação oral.

registrado em:
Fim do conteúdo da página