Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cresce fluxo de visitantes no Arquivo Público de Aracaju
Início do conteúdo da página

Cresce fluxo de visitantes no Arquivo Público de Aracaju

Acessos: 763

Aracaju

Espaço que guarda a história de Aracaju e de seus personagens, local de pesquisa e da memória da cidade. O Arquivo Público de Aracaju, unidade administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), teve um crescimento expressivo de visitas no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre de 2017, 18 pessoas visitaram ó órgão, e em 2018, no mesmo período, esse número passou para 205 visitantes. Os números apontam o trabalho positivo que o Arquivo vem desenvolvendo para disseminar a cultura e preservar a história da cidade, como destaca a diretora da unidade, Rita Oliveira. “Nosso objetivo é desenvolver um trabalho diferenciado e atrair a população. Encerramos esse ciclo com saldo positivo e é preciso comemorar e, principalmente, dar continuidade a esse trabalho. Atrair a população não é um papel fácil, mas com criatividade e força de vontade a gente consegue. Sempre estamos criando exposições, palestras e convidando as escolas para conhecer nosso espaço, que respira história e cultura”.

Segundo Rita, o Arquivo é um espaço é extremamente importante para a cidade. Além de guardar histórias encantadoras sobre Aracaju e seus personagens, é um espaço de pesquisa. “Não existe uma cidade sem um local para guardar e preservar a sua história. Alunos e pesquisadores nos procuram para pesquisar e fazer levantamento de dados através das fontes oficiais que há no nosso acervo. Existem diversos trabalhos de conclusão de cursos produzidos aqui no Arquivo. É uma opção que o aluno encontra já que aqui tem documentos, mapas, fotos, entre outros fontes que não existe em outro espaço”, justifica.

Neste ano, entre as atividades programadas, o Arquivo lançou a exposição “Desvendando Aracaju” durante o mês de março. “Foram cinco meses de pesquisa. Cinco meses colhendo dados, informações e fotos para expor. A procura pela exposição nos surpreendeu e nos motivou a criar outras que não estavam no calendário anual do Arquivo. O número de pesquisadores, alunos e turista aumentou significativamente. Atividades como esta preservam e fazem com que o visitante conheça a cultura e a história de Aracaju”, declara a coordenadora.

Arquivo Público

Para os interessados em visitar a unidade da Funcaju, o Arquivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica localizado na rua Estância, 35 - Centro. Mais informações através do telefone (79) 3179-1381.

Fonte: PMA

registrado em:
Fim do conteúdo da página