Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Convocatória para inscrição de projetos arquivísticos no Programa IBERARCHIVOS
Início do conteúdo da página

Convocatória para inscrição de projetos arquivísticos no Programa IBERARCHIVOS

Acessos: 635

Iberarchivos é um programa criado em 1998 no âmbito das Conferências Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo. Com 20 anos de trajetória, é a principal referência regional em matéria de cooperação arquivística. Este programa incentiva laços de solidariedade entre todos os países integrantes de seu comitê intergovernamental, com o objetivo de promover a proteção e a difusão do patrimônio documental ibero-americano através da concessão de ajudas a projetos arquivísticos. Atualmente fazem parte deste programa 16 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Filipinas, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. 

O programa incentiva laços de solidariedade e fortalece as capacidades dos profissionais e a promoção dos arquivos ibero-americanos de qualquer natureza, dos Arquivos Gerais da Nação até aos Arquivos Municipais, passando por arquivos de instituições de Direitos Humanos ou de Povos Indígenas, entre outros.

O programa constitui um fundo financeiro que apoia projetos apresentados às convocatórias anuais de subvenções a projetos arquivísticos. Entre a primeira convocação de ajudas, de 1999, e a última, aprovada em 2018, foram apoiados 1.275 projetos em 23 países ibero-americanos, com um investimento total de 5.166.035 € e 1.671.854 USD.

 

Convocatórias:

A objetivo das convocatórias é o de apoiar projetos que tenham um impacto positivo e sustentável no acesso dos cidadãos ibero-americanos aos arquivos e ao desenvolvimento arquivístico da região, através da metodologia da Gestão Orientada para Resultados de Desenvolvimento (GoRD), com vista a produzir alterações favoráveis ao desempenho e ao fortalecimento das instituições arquivísticas, como garantes do acesso à informação e à memória coletiva e documentada dos povos ibero-americanos. O objetivo último dos projetos a serem desenvolvidos pelos arquivos deve ser o de gerar “valor público”, com vista a dar resposta e satisfazer as exigências sociais dos cidadãos ibero-americanos.

Poderão participar na XX Convocatória os arquivos ou outras instituições que custodiem património documental, legalmente constituídos e que tenham a sua sede social em qualquer dos países aderentes ao Programa Iberarquivos, ou instituições supranacionais que promovam o desenvolvimento arquivístico da região e formulem projetos através dos quais arquivos/arquivistas da comunidade Ibero-americana beneficiem no seu conjunto.

Recomenda-se vivamente às instituições requerentes que contactem a Autoridade Arquivística Nacional (ver website PAÍSES MEMBROS) na fase inicial da conceção do projeto e/ou com a Unidade Técnica de Iberarquivos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A instituição requerente é, para todos os efeitos, a responsável pela execução integral do projeto, da gestão global dos fundos recebidos e da justificação a prestar perante o Programa Iberarquivos.

O prazo para a apresentação de inscrições iniciar-se-á a 1 de junho e encerrará a 10 de setembro de 2018.

Link para a Convocatória http://www.iberarchivos.org/wp-content/uploads/2018/06/Convocatoria_Web_PT-2.pdf

 

Contatos:

Autoridade Arquivística Nacional: Carolina Chaves de Azevedo, Diretora-Geral do Arquivo Nacional. 

Responsável pelos projetos: Sérgio Miranda de Lima (Direção-Geral/Gabinete/Assuntos Internacionais)
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 Unidade Técnica de Iberarchivos: Cristina Díaz Martínez, Chefe do Serviço de Cooperação Internacional Iberarchivos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página