Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Funcionários de Arquivos Públicos de oito municípios participam de oficina em RC
Início do conteúdo da página

Funcionários de Arquivos Públicos de oito municípios participam de oficina em RC

Acessos: 126

Oficina falou sobre os riscos aos quais os acervos estão sujeitos.

Funcionários de nove arquivos públicos municipais participaram na quarta-feira (14) em Rio Claro da oficina “Gerenciamento de riscos em acervos”, ministrada por Norma Cianflone Cassares, diretora técnica do Núcleo de Conservação de Documentos do Arquivo Público do Estado de São Paulo. A atividade foi realizada na sede do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro que fica no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). “O objetivo da oficina é apresentar o gerenciamento como ferramenta de conservação preventiva dos acervos”, explica Monica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público de Rio Claro.

A oficina foi oferecida aos funcionários ao Arquivo Público local e a outros oito arquivos municipais paulistas que formam o “Observatório Municipal de Arquivos”: Americana, Campinas, Limeira, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São José dos Campos, São Sebastião e Olímpia.

No período da manhã, a diretora Norma falou sobre eventuais riscos a que os acervos estão sujeitos, e como fazer a correta identificação e prevenção. De acordo com ela, os maiores riscos aos acervos são a deterioração pela radiação solar, temperaturas elevadas, infiltrações, umidade e infestação de insetos e roedores.

No período da tarde foi realizada a parte prática. Os participantes percorreram os prédios do Arquivo Público para identificar possíveis itens de risco ao acervo, propondo adequações ou formas de mitigar o problema.

O “Observatório Municipal de Arquivos” é um projeto coordenado pelo Centro de Assistência aos Municípios (CAM), do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado, e tem como objetivo o compartilhamento de informações e conhecimentos técnicos entre as instituições arquivísticas.

Fonte: https://cidadeazulnoticias.com.br/funcionarios-de-arquivos-publicos-de-oito-municipios-participam-de-oficina-em-rc/ 

registrado em:
Fim do conteúdo da página