Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mensagem da Direção-Geral do Arquivo Nacional em virtude da Pandemia da COVID-19
Início do conteúdo da página

Mensagem da Direção-Geral do Arquivo Nacional em virtude da Pandemia da COVID-19

Acessos: 1149

Com o dever de transparência que cabe aos gestores públicos, e em respeito à comunidade de usuários do Arquivo Nacional, a Direção-Geral vem informar sobre as medidas adotadas por esta instituição no sentido de contribuir com o esforço nacional em diminuir a propagação do novo coronavírus (COVID-19).

Com base em uma ação tempestiva e atuação diligente das áreas técnicas do Arquivo Nacional, desde 16 de março, têm sido implementadas medidas de proteção à saúde de servidores e colaboradores, bem como de instituição de trabalho remoto, sendo que os servidores e colaboradores, em situação de riscos e de vulnerabilidade, foram os primeiros a serem resguardados.

Nesse sentido, informo que o Arquivo Nacional está funcionando com uma equipe mínima de servidores em trabalho presencial na instituição, de forma a se evitar aglomerações e, consequentemente, a transmissão do vírus.

A redução expressiva do número de servidores atuando presencialmente implicou na suspensão temporária do atendimento presencial, tanto na sede da instituição, no Rio de Janeiro, como na Coordenação Regional no Distrito Federal, incluindo-se aí a realização de visitas guiadas, de exposições e de eventos em geral.

Contudo, isso não significa o fechamento do Arquivo Nacional.

Os servidores deste Arquivo Nacional continuam atuando regularmente na modalidade de trabalho remoto, tendo sido disponibilizados, para tanto, todos os recursos necessários em tecnologia da informação e comunicação.

Graças às ações realizadas, reconhecendo-se o especial empenho da Coordenação de Tecnologia da Informação (COTIN), o sistema de trâmite processual administrativo, os recursos de correio eletrônico interno, bem como o módulo de atendimento e os bancos de dados de acesso público estão adequadamente configurados para que sejam utilizados pelos servidores e usuários com segurança e eficiência.

Nesse sentido, indicamos aos nossos usuários a continuidade do funcionamento do Arquivo Nacional também por meio dos canais digitais de atendimento:

Portal na Internet: www.arquivonacional.gov.br

Bases de Dados e Instrumentos de Pesquisa

Serviço de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) – http://sian.an.gov.br/

Outras bases de dados - http://arquivonacional.gov.br/br/consulta-ao-acervo/bases-de-dados

Consulta aos Instrumentos de pesquisa digitais - http://arquivonacional.gov.br/br/consulta-ao-acervo/instrumentos-de-pesquisa

Solicitação de Serviços relacionados ao acervo

Módulo de Atendimento à Distância – http://consulta.an.gov.br/

Informação sobre os serviços na Sede/RJ: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informação sobre serviços em DF: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Exposições Virtuais e redes sociais

Exposições virtuais - http://exposicoesvirtuais.an.gov.br/

You Tube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg

Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/

Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional/

Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/arquivo-nacional-do-brasil/?viewAsMember=true

Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil/

Twiiter -  https://twitter.com/ArquivoBrasil

Wikicommons - https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Collections_of_Arquivo_Nacional_(Brazil)

Mixcloud - https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/

Orientação Técnica aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal (SIGA)

Comissão de Coordenação do SIGA: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação-Geral de Gestão de Documentos (Sede/RJ): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Equipe de Gestão de Documentos (COREG/DF): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Orientações Técnicas aos arquivos públicos estaduais e municipais integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) no âmbito das competências do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ)

Coordenação de Apoio ao CONARQ: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

http://conarq.arquivonacional.gov.br/fale-conosco.html

Informações administrativas

Página do Arquivo Nacional – em www.arquivonacional.gov.br 

Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) - http://www.arquivonacional.gov.br/br/sic-an

Acesse o FalaBR no endereço https://falabr.cgu.gov.br/

Obs.: Pedidos sobre o acervo deverão ser enviados através do http://consulta.an.gov.br/

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ouvidoria setorial do AN – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

E-mail da direção geral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

No caso do atendimento a distância, solicitações que demandem a localização física de documentos, tais como serviços de pesquisa, digitalização, certidão de desembarque e transcrição, estão temporariamente suspensos em virtude das atuais circunstâncias.

Em relação aos trabalhadores terceirizados deste Arquivo Nacional, cumpre informar, também, que a Administração do órgão entrou em acordo com as empresas prestadoras de serviços, no sentido de manter apenas contingente mínimo necessário à proteção do patrimônio documental e das instalações do Arquivo Nacional na sede e em Brasília, inclusive, com a adoção da prática de rodízio em benefício da proteção à saúde desses colegas de trabalho.

Reafirmamos que o nosso compromisso e o nosso dever manter em funcionamento os serviços essenciais do Arquivo Nacional, órgão estratégico da administração pública federal e, ao mesmo tempo, de garantir que foram tomadas as medidas pertinentes no sentido de defender a saúde de nossos trabalhadores e dos cidadãos que utilizam os serviços da instituição.

Vivemos um momento desafiador, que inspira cuidado e compromisso de todos nós, e que saberemos superar com união, responsabilidade e trabalho.

Rio de Janeiro, 25 de março de 2020.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página