Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Arquivo Nacional participa de reunião com o Programa Iberarquivos
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional participa de reunião com o Programa Iberarquivos

Acessos: 157

Em 29 de junho, o Conselho Intergovernamental do Programa de Iberarquivos reuniu-se, por meio de videoconferência, com o objetivo de dar prosseguimento aos trabalhos de promoção do acesso, organização, conservação e divulgação do patrimônio arquivístico da Comunidade Iberoamericana e das Filipinas. Além do Brasil, formam o Conselho do Programa os diretores-gerais de arquivos nacionais dos seguintes países: Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Filipinas, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.

Na reunião, o Arquivo Nacional do Brasil foi representado por sua Diretora, Neide De Sordi, que propôs a participação do Arquivo Nacional e de outras instituições brasileiras em projeto de pesquisa sobre gestão e preservação de documentos digitais no contexto iberoamericano, a ser desenvolvido pelo Arquivo Geral da Nação da Colômbia.

Dentre outros assuntos tratados, os membros do Conselho aprovaram o orçamento destinado à próxima subvenção de projetos da XXII Convocatória de Subsídios a Projetos Arquivísticos, cujo prazo de apresentação de candidaturas pelas instituições teve início em 10 de julho, finalizando em 30 de setembro de 2020.

Devido à situação excepcional a qual os países ligados ao Programa Iberarquivos estão enfrentando com a crise sanitária e suas consequências econômicas, o Conselho Intergovernamental tomou a decisão de conceder subsídios somente a projetos arquivísticos que se enquadrem nas seguintes linhas prioritárias do Programa:

  1. promoção da perspectiva de gênero;

  2. promoção da perspectiva multicultural;

  3. promoção da não discriminação e diversidade;

  4. promoção do patrimônio arquivístico comum como fortalecimento da identidade cultural latino-americana;

  5. promoção da descentralização regional;

  6. promoção da prevenção de desastres nos arquivos;

  7. promoção da realização de projetos supranacionais;

  8. promoção da preservação digital como garantia da proteção do patrimônio arquivístico e acesso à informação;

  9. promoção de projetos destinados a atenuar os problemas que surgiram pela crise de saúde do Covid-19. Será avaliado positivamente se o projeto for destinado à preservação da memória da crise sanitária do Covid-19 ou se o projeto afetar aspectos relacionados à publicação on-line de fundos documentais ou se visar reduzir o fosso digital existente entres as instituições e países.

O Programa Iberarquivos pretende divulgar pequenos vídeos com esclarecimentos sobre o significado das linhas prioritárias, visando colaborar com a apresentação dos projetos arquivísticos por parte das instituições.

O edital da XXII Convocatória e o formulário de inscrição dos projetos estão disponíveis no site e nas mídias sociais do Programa Iberarquivos (www.iberarchivos.org/) e do Arquivo Nacional. (www.arquivonacional.gov.br).

Não deixem de participar! Caso necessitem de esclarecimento e assistência em relação à convocatória e/ou preenchimento do formulário, favor entrar em contato com o responsável pelos projetos no Brasil, Sérgio Lima (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). 

registrado em:
Fim do conteúdo da página